top of page
flat,800x800,075,t.u5.jpg

ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO PARA PESSOAS TRANS

Perceber-se como uma pessoa trans é um processo único para cada um. Há pessoas trans que já não se identificam com o gênero atribuído ao nascimento quando crianças e transacionam na infância ou na adolescência. Mas há também pessoas que mesmo com essa percepção fazem o processo de transição de gênero na fase adulta. Há quem tenha a sensação de que "nasceu no corpo errado", mas não são todas as pessoas trans que possuem essa sensação tão demarcada. Talvez você se perceba "diferente": tem a sensação estranha de que há algo de errado consigo, mas não tem claro o que é.

 
 

Acho que sou trans. E agora?

Assumir-se como trans pode trazer alguns questionamentos e dúvidas: 

 

"Como fazer a transição da melhor maneira?  Como lidar com a família e amigos? E os hormônios? Será que faço algum procedimento cirúrgico? Como funcionam os processos de laudos para cirurgia? Procuro um psicólogo LGBTQIAP+ com experiência em transição de gênero?"

Sim! Te auxilio a lidar com todas essas questões com o comprometimento e importância que elas necessitam para você. Além é claro de cuidarmos dos outros aspectos da sua saúde mental nesse processo para que você tenha segurança e fortalecimento. 

 

 

 

Pela legislação atual, o acompanhamento psicológico também é necessário para iniciar o processo de terapia hormonal e realizar procedimentos cirúrgicos. 

 

Cada vez mais as pessoas trans ganham visibilidade e direitos. A compreensão e informação são fundamentais para que cada vez mais pessoas possam ser quem são sem sofrer preconceitos e temor de serem elas mesmas. 

wplogo.png

PARTICIPAÇÃO NA MÍDIA

Mãe de menino trans explica reação ao gênero do filho: 'Sensação de alívio por ver ele falar o que pesava tanto' | Retratos | Marie Claire (globo.com) 
A psicóloga especialista em transgêneros, Tatiana Zuccari, reforça que o acompanhamento psicológico é muito importante, tanto para a criança, quanto para os pais.

"Para a criança, a terapia é importante para que ela se expresse livremente, sem julgamentos, de modo que ela entenda quem é, o que sente, além de ter suporte e recursos emocionais para lidar com a família, escola e com as situações do dia a dia", explica, afirmando que no caso dos pais é importante que haja acompanhamento psicológico para uma melhor compreensão dos sentimentos dos seus filhos, além de ajudá-los a lidar com as próprias angústias e emoções.

bottom of page